top of page

Afinal, existe bebê preguiçoso?

  • analuskimura
  • 30 de mai. de 2021
  • 1 min de leitura

Afinal, existe bebê preguiçoso?

Se o bebê não faz algum movimento ou postura, preguiça NÃO é a justificativa!


Primeiramente precisamos estar atentos quando o bebê não realiza posturas e movimentos esperados para a idade e algumas perguntas são importantes como: o bebê está recebendo os estímulos corretos ou adequados? O ambiente permite que o bebê tenha liberdade de movimento e explore? O bebê fica muito tempo nos dispositivos contensores ( carrinhos, cadeirinhas...)? O bebê vivenvia e vivênciou o chão ? Apresenta alguma Assimetria que dificulta o movimento? O bebê é mais molinho?


Pode ser várias coisas e inclusive algo bem simples, falta de estímulo e estímulos corretos!


Se o bebê já passou da idade para fazer algo, por exemplo, aos 3 meses deve ter controle da cervical mas com 5 meses ele ainda não tem, não é por preguiça, tem que investigar!

Precisamos observar se o bebê está motivado e no ambiente adequado. Muitas vezes, na ânsia de evitar um resmunguinho ou um choro, oferecemos o que ele está querendo ou quando não gosta de ficar em determinada postura, na primeira reclamação tiramos da posição.


Quando o bebê esta construindo um determinado movimento, nas primeiras vezes não será fácil e irá exigir certo esforço podendo até se frustrar na tentativa de algo. Quando ele conseguir incentive, comemore , bata palmas e sorria.


Cabe aos pais ter paciência e insistir cada dia um pouquinho. Que aos poucos e dia após dia o bebê vai aumentando todo seu repertório motor.


De qualquer forma, dizer que um bebê que está com atraso é preguiçoso não está correto e

tudo isso deve ser investigado pelo médico e tratado, orientado e acompanhado pelo fisioterapeuta!

 
 
 

Bình luận


bottom of page