Bebês prematuros e a Fisioterapia
- analuskimura
- 30 de mai. de 2021
- 1 min de leitura

Somente quando entramos e vivenciamos uma UTI Neonatal percebemos a dimensão e a responsabilidade do cuidado global para que o desenvolvimento e crescimento de cada bebê ocorra na sua maior potencialidade ao longo de sua vida.
E foi durante anos, quando eu entrava nessas UTIs de bebês tão pequenos, que conheci verdadeiros guerreiros, eles e seus pais. Mães e pais, com seus bebês sempre fortes para suportar tanta luta. A cada dia era lindo de ver , a emoção de cada vitória vencida! Cada gramas conquistadas, parâmetros ventiladores modificados, a saturação estável, a notícia que o bebê iria ser extubado, o primeiro colo da mãe (haaaa tive o prazer de vivenciar esse momento com muitas muitas mamães e papais); tão pequenos, tão frágeis, tão fortes!
A UTI Neonatal é um ambiente recheado de equipes especialmente preparadas para receber bebês tão pequenos, com sede de vida e com esse olhar para o futuro. Devido a imaturidade de todos os sistemas pode ocorrer alterações pós-natais, ficando suscetível a alterações físicas, motoras, sensoriais e cognitivas.
Nesses casos, a FISIOTERAPIA trás inúmeros benefícios e potencializa o desenvolvimento neuropsicomotor desses bebês juntamente com suas famílias. Através da intervenção precoce com técnicas específicas de manuseio, estimulação sensório-motora, posicionamento, estímulos sensoriais, entre outras, utilizadas sempre conforme avaliação individualizada.
Somado a isso, o uso de instrumentos que avaliam e acompanham o desenvolvimento do bebê, norteiam e também direcionam a terapia.
Seu bebê nasceu prematuro? Me conta sua experiência nas UTINeoantais.
Estou aqui para te ajudar ! Conte comigo!
Agende uma consulta!
Juntos espalhando informações.
Comments