Criando Oportunidades
- analuskimura
- 11 de mai. de 2021
- 1 min de leitura

Observem as duas fotos acima (ilustrativas apenas), são dois bebês da mesma idade, um vivenciou todas as posturas anteriores e o outro não. Um bebê já é capaz de se colocar sentado sozinho e o outro não. (aproximadamente 7/8 meses). Qual a diferença quando um bebê é colocado sentado e o outro não ?
Quando o bebê é colocado sentado ele não chegou sozinho a essa posição, a postura não foi conquistada, e por isso fica difícil conseguir sair e chegar nela. Não conseguem ir atrás dos objetos que são de seu interesse e dependem de uma outra pessoa para busca-lo, para sair e entrar na postura, tornando-se mais dependentes e se irritando com facilidade, conhecido como BEBÊ ESTÁTICO.
Já o bebê que vivenciou todas as posturas, não foi colocado sentado ou em pé "antes do tempo" adequado, apresenta um repertório motor rico, com todas as habilidades, repetição e vivências necessárias para chegar e sair dessa postura sozinho, alcançar os objetos e treinar para as próximas fases.
O movimento livre permite ao bebê escolher com o que quer brincar e a descoberta de novos desafios, com isso sentir seu corpo em toda a sua potência e apreciar suas conquistas, trazendo assim um profundo sentimento de competência e autoestima.
Permita sempre o chão para o seu bebê!
São benefícios para a vida toda!
Comentarios