Além das Portinholas
- analuskimura
- 17 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

Muito além das portinholas, o caminho até a saída da incubadora. A vida dos bebês prematuros e de suas famílias quando ocorre um parto prematuro.
Com o avanço tecnológico, pequenas vidas passaram a ter uma nova chance.
A respiração muitas vezes acontece através de um tubo com auxílio de equipamentos e oxigênio.
O leite materno muitas vezes acontece através de uma sonda que entra pela boca e ou nariz e vai até o estômago.
O primeiro soninho ocorre só de fraldinha, com muitos fios, apitos, luzes, barulhos e choros de outros bebês e não no quartinho todo preparado para receber o bebê.
Os sinais de estresse não é pelo colo, ou porque estão com fome, mas devido aos acessos , as aspirações, ao manuseio necessários durante um período crítico.
Os bebês sentem a falta dos pais, quando eles precisam também ir para casa descansar, mas em casa os pais também sentem a falta do seu bebê, se preocupam se está tudo bem, ficam com os apitos dos aparelhos na cabeça e a espera do dia seguinte para ansiosamente encontrar e tocar seus bebês.
A alegria quando a fisioterapeuta chega dizendo que irá retirar o tubo e mais ainda quando é um sucesso!
A alegria de pegar seu bebê e ou colocar o bebê a primeira vez na posição canguru.
Os dias e as noite são verdadeiras montanhas russas onde o inesperado e o imprevisível podem acontecer. Cada vez que a equipe fecha a porta da sala onde o bebê está é uma angústia de saber quem “extubou”, “entubou” ou “parou”.
Durante esse período as famílias fazem vínculos com a equipe e com outras famílias e uma torce pela outra, comemoram cada conquista dos bebês. 🧸E nesse caminho alguns permanecem semanas ou meses na mesma rotina.
Após a alta um novo recomeço, acompanhamentos de especialistas e terapias.
Comments